BLOG

Do sofá para comunidade

Há quatro anos, aos 34, Courtney Marino raramente saía de casa.

Com 1,70 m, ela pesava mais de 135 kg e tomava vários medicamentos para pressão arterial elevada, controle de açúcar sanguíneo e ansiedade.

“Eu nem sei exatamente quanto eu pesava, para ser sincera. Eu parei de me pesar”, disse Courtney. “Meu médico ficava me dizendo: ‘Você precisa de cirurgia bariátrica. Você precisa de cirurgia bariátrica’. Mas recusei-me a fazê-la. Eu sempre disse que ia dar um jeito, mas eu nunca fiz nada para resolver isso.”

Em vez disso, ela se tornou reclusa.

“Eu nem sequer queria sair com os amigos, e eu sempre usava meus cães como desculpa”, disse ela. “Eu dizia que não podia sair porque meus cães tinham estado sozinhos o dia todo quando eu estava no trabalho.”

A verdade era que a sua ansiedade e desconforto físico e emocional a impediam de sair com os amigos e participar ativamente da vida.

“Era um esforço imenso para mim até mesmo me preparar para ir a qualquer lugar”, disse ela, “e eu estava tão desconfortável comigo mesma e estava solteira há algum tempo, e todos os meus amigos estavam conhecendo pessoas. … Eu não queria ficar sobrando o tempo todo, então era mais fácil sentar no sofá e assistir filmes.”

Foi o que ela fez. Courtney sentava no sofá e pedia comida. Não era raro para ela devorar uma pizza inteira, pão com queijo e asas de frango em uma sentada.

“Por fim, chegou ao ponto em que eu estava dormindo no meu sofá o tempo todo, porque não queria subir as escadas para ir para a cama”, disse ela.

Ela acrescentou: “Foi quando me toquei. Eu percebi que tinha 34 anos, tomava todos esses medicamentos e nem sequer queria subir as escadas para ir para a cama.

Depois de pesar 135 kg, Courtney Marino perdeu peso sem a cirurgia bariátrica que o seu médico recomendara.

(Ambos: cortesia de Courtney Marino)

Pouco depois de perceber isso, Courteny visitou seu pet shop local. O proprietário da loja recomendou que ela entrasse em contato com Robert VanNewkirk, o proprietário do CrossFit Discovery Daniel Island em Charleston, Carolina do Sul.

Embora assustada e cética, Courtney concordou em enviar um e-mail para VanNewkirk.

“Estava meio que esperando que ele me dissesse que eu precisava perder peso antes de entrar, mas ele não fez isso”, disse ela. Em vez disso, VanNewkirk separou um tempo para se encontrar com Courtney no dia seguinte.

“Na época, a academia ficava no terceiro andar de um edifício sem elevador, e eu fiquei no começo da escada e quase não subi”, disse Courtney, rindo da recordação.

Ela finalmente subiu as escadas e sentou-se com VanNewkirk, que lhe deu um livro para ler: “It Starts With Food: Discover the Whole30 and Change Your Life in Unexpected Ways”, de Dallas e Melissa Hartwig. Teve um efeito imediato sobre Courtney, que terminou de ler em uma noite.

“Joguei fora oito sacos de lixo gigantescos, limpei o freezer e tudo mais”, disse ela.

Naquela noite, Courtney se comprometeu a mudar sua dieta. Em vez de comer uma pizza inteira ou três pedaços de bolo no jantar, ela resolveu seguir uma dieta Paleo com alimentos integrais. Ela também se comprometeu a iniciar no CrossFit.

Na época, Courtney não conseguia correr, agachar abaixo do paralelo ou mesmo fazer um burpee, mas ela começou sessões de treinamento privadas no CrossFit Discovery Daniel Island mesmo assim. E obteve resultados surpreendentemente rápidos, disse ela.

Em 12 meses, Courtney perdeu 45 kg e vem mantendo o peso sob conntrole por quase três anos. Hoje, Courtney tem 38 anos de idade e pesa 90 kg, e sua vida parece muito diferente.

Courtney com seus cães, um dos quais ela agora consegue carregar para cima e para baixo nas escadas quando necessário. (Cortesia de Courtney Marino)

Ela vai à academia cinco dias por semana. Ela consegue fazer burpess e correr, além de agachar com 90 Kg na profundidade correta. Seus níveis de açúcar sanguíneo e sua pressão sanguínea são saudáveis, e ela não precisa mais de medicação. A ansiedade dela desapareceu.

“Eu não gostava nem mesmo de sair para comer com os amigos, porque achava que as pessoas iriam pensar: ‘Vejam a amiga gorda’, mas agora eu convido pessoas para minha casa”, disse ela. “Antes, eu nem sequer limpava minha casa o suficiente para receber alguém.”

E em vez de dizer não a tudo e a todos o tempo todo, agora Courtney diz sim com satisfação.

“Agora, um amigo diz: ‘Vamos dar um passeio’, e eu digo: ‘Vamos lá’. Tenho um cão de 14 anos que tem dificuldade para andar e agora consigo carregá-lo para cima e para baixo. Eu viajo muito mais; não estou mais tonta por causa dos meus remédios nem me repreendendo constantemente”, disse ela.

Courtney também se inscreveu para uma Spartan Race neste verão e começou a gostar de praticar o paddle boarding e dançar hip hop.

“Estou obcecada com a dança”, disse ela. “O hip hop estava fora da minha zona de conforto da primeira vez que fui, mas eu consigo acompanhar a classe, e posso olhar para mim mesma no espelho sem me odiar; então sim, estou adorando isso.”

Apesar dos sucessos, Courtney admitiu que a trajetória não foi fácil. Ter pessoas para conversar sobre sua luta com a comida ajudou muito, explicou ela.

“Eu deixo muito claro para meus amigos e familiares as minhas lutas, por isso eles ajudam tanto”, disse Courtney. Lembrar-se do que vai acontecer se ela voltar aos maus hábitos também ajuda a mantê-la nos trilhos, acrescentou.

“Não se trata da academia; mas o que você faz na academia é o que vai mudar tudo em sua vida.” —Courtney Marino (Cortesia de Robert VanNewkirk)

“Eu sempre me pergunto se um pedaço de pizza ou bolo de chocolate vale o preço de voltar aos medicamentos para controle de açúcar sanguíneo, e 99 por cento do tempo não vale”, disse ela.

Mudanças físicas à parte, a maior mudança que VanNewkirk disse ter visto em Courtney é em sua mentalidade.

“No início, foi uma luta gigante para ela passar pela porta. No momento em que ela subiu as escadas, estava suada, nervosa, cansada”, disse ele. “A Courtney de hoje iria subir os degraus com um sorriso no rosto, praticando movimentos de dança no caminho.”

VanNewkirk afirma que o poder do CrossFit é responsável pela transformação de Courtney.

“Essas mudanças surpreendentes são uma ocorrência natural quando os princípios básicos do CrossFit são aplicados consistentemente ao longo do tempo. Courtney é um excelente exemplo dessa filosofia de trabalho “, disse ele.

Courtney espera que outras pessoas percebam como o CrossFit transformou sua vida e se inspirem a fazer o mesmo.

“Não se trata da academia, mas o que você faz na academia é o que vai mudar tudo em sua vida”, disse ela. “O primeiro passo é assustador, mas vale a pena.”

Ela acrescentou: “Estou muito mais feliz e ansiosa para o meu futuro, em vez de apenas sentar no sofá tomando o meu remédio. É isso que eu quero que as pessoas saibam sobre a minha história”.

_Este artigo não se destina a ser um substituto para o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional e não constitui aconselhamento médico ou outro aconselhamento profissional.

Sobre o autor: Emily Beers é colaboradora do CrossFit Journal e atua como coach no CrossFit Vancouver. Ela terminou no 37º lugar no CrossFit Games Reebok 2014.

Imagem de capa: Cortesia de Robert VanNewkirk

Entre em Contato

COMEÇAR É FÁCIL!

Basta preencher o formulário abaixo e agendar sua consulta de introdução GRATUITA sem suor na próxima página.

Logo após entraremos em contato com você para confirmar sua sessão de introdução.

Estamos ansiosos para conhecer você!

🔒Privacidade assegurada: Seu email nunca será compartilhado com ninguém.

NOSSO PREÇO É SIMPLES

QUEREMOS OFERECER A VOCÊ A OPÇÃO PERFEITA PARA SUAS NECESSIDADES.

Basta preencher o formulário abaixo
e um de nossos incríveis treinadores enviará nossas informações atuais de associação.

🔒Privacidade assegurada: Seu email nunca será compartilhado com ninguém.

QUER FAZER UM DROP-IN?

VAMOS ADORAR CONHECER VOCÊ!

Se você gostaria de reservar uma vaga… Basta preencher o formulário abaixo informando que dia você pode vir e um de nossos incríveis treinadores entrará em contato com você para reservar sua aula.

NOSSA POLÍTICA DE DROP-IN

Nossa política para membros e convidados é que todos participem primeiro de uma aula. Depois, se horário e equipamentos permitirem, você pode trabalhar em qualquer coisa que desejar. A exceção a isso são os horários designados de “Open Gym” designados em nossa programação.

NOSSAS TAXAS DE DROP-IN

Visitantes do mundo todo são bem-vindos! Venha, adoraríamos conhecê-lo. Drop-ins são apenas R$59,00 por pessoa por dia ou compre uma camiseta ou moletom para cobrir a taxa de drop-in! Se você estiver aqui por mais tempo, poderá comprar um passe de 1 semana por R$150,00, que lhe dará acesso ao nosso aplicativo TecnoFit, permitindo que você veja os treinos com antecedência.

NOSSA INFORMAÇÃO:

LOCALIZAÇÃO:
FARIA LIMA, 834

TELEFONE:

(11)97608-0848

Planejando fazer um Drop In? Use o formulário abaixo para nos informar!

🔒Privacidade assegurada: Seu email nunca será compartilhado com ninguém.

OBRIGADO!

Nossos coaches entrarão em contato com você.